terça-feira, agosto 22, 2006

Reflexões musicais

Por que o Lá que a orquestra faz toda junta é tão bonito?
Eu sei que uníssonos são coisas lindas, mas ver uma orquestra emitindo aquele som, aquela concórdia entre tantos tímbres diferentes é simplesmente surreal... Eu me lembro que na Cartoon Network tem um programinha que abre justamente com o som de uma orquestra no Lá, eu sempre achei o máximo ver aquele programa só por causa disso.

Talvez seja só a harmonia perfeita que me agrade... Na realidade eu podia ficar ouvindo aquilo por horas e me daria por satisfeito. Com certeza aquele Lá, em suas oitavas quase que perfeitamente afinado, é melhor que MUITA "música" que anda solta por aí. E não me tomem por defensor ferrenho da música erudita não. Tem muitos violinos e tenores que não entendem do que se trata exatamente o que eu acho que é música.

É muita pretensão expôr esse meu sentimento assim, mas a música pra mim é um bem sagrado. Na realidade a arte em geral me passa isso. Era como se realmente os anjos, as musas, estivessem por trás disso tudo. Da poesia, da dança, da pintura... Tudo isso tem a capacidade de nos transportar pro que há de mais perfeito no nosso mundo, subjulgar nossas impressões mais baixas e nos sugerir a beleza, a harmonia que existe nas coisas, e dar-lhes uma proporção às vezes surreal.

A morte, por exemplo, pode ser explicada artisticamente como uma passagem profunda, silenciosa, invernal e cheia de questionamentos e cores profundas e essenciais. E nós, através do hipnotismo da arte, podemos nos ver submetidos a um desejo avalassador de morrer e mergulhar em toda aquela harmonia e contentamento que esta morte bela e divina nos oferece.

Ouça o Lá... É lindo. É perfeito.

2 comentários:

Dani Morwen disse...

Primeiro, coisas que eu adorei nesse post!!
- "...quase que perfeitamente afinado..." (achei o máximo esse quase)
- Adorei vc ter citado as musas, eu tenho uma mania enorme de ver todo meio mitologicamente falando, qdo falam em arte eu imagino as musas rondando os artistas, qdo falam de morte eu vejo as fiandeiras... é eu sou uma pessoa estranha...
E morte pra mim tb tem q ser em acorde menor ou diminuto...
Mas eu não acho pretensão vc expôr seu sentimento não... prentensão é de quem tenta julgar sentimentos...
E eu quase diria que meu momento preferido dos concerto é a afinação... heheh

Dani Morwen disse...

Sabe o que eu fiz com o meu Vaccay?? Dei um sumiço nele... nem sei onde foi parar... heheh
mas ontem, eu descobri o pq dos vocalizes... ajuda mtooo no solfejo...

Eu tb adoro reclamar... hahaah Eu sempre quis sair daqui, mas olha só minha irmã foi embora, meu irmão tb vai qdo se formar e eu vou ficar... eheheh

As vezes eu acho q a minha vida podia ter menos choques, um pouquinho de perfeição não faz mal a ninguém... heheh

É... esses comentários estão quase e-mails por blog!!! =P

Vou baixar algo da banda pra ver o q eu acho!! =P