Em nome da finada comunidade orkuteira Cantores Líricos do Brasil eu fico de luto virtual por hoje. A comunidade foi desfeita recentemente pela moderadora Dani, que sofreu uma série de ataques de desenhos animados pernambucanos reclamando da sua "cruél" e "covarde" atitude de banir da comunidade "pessoas que além de entender de música e de canto, compreendiam psicologia e muitas outras coisas."
Tinha um filósofo grego (e eu adoro aqueles caras) que dizia: "Tudo o que sei é que nada sei." Se não me engano, a figura era Sócrates. E quem leu um pouco sobre o período dele, e as realizações desses sujeitos, sabe que ele sim entendia de um bocado de coisas (música incluída no pacote de filósofo helênico). Mas superando a mediocredade de muitos sabichões, o cara percebeu com todo conhecimento dele que nada seria capaz de sanar sua curiosidade de saber sempre mais. E o saber seria infinito! Logo, nesse pensamento conclui-se que, não importa quanto se saiba (tecnicamente) nós nunca sabemos é de porra nenhuma.
Uma pessoa que entende de música, tem um vasto material sobre o assunto, discussando e expondo seus pontos com profundidade, dominando o assunto com maestria. E uma pessoa que entende de psicologia sabe como os processos humanos se formam, que tipos de afirmações perturbam o ego das pessoas, e como se dirigir às pessoas da forma mais eficiente possível.
Os "catedráticos" em questão foram verdadeiros spammers ou eu poderia dizer até n00bs que, além de não saberem se expressar num português objetivo (pareciam personagens de novela de época escrevendo. Era a maior rebimboca da parafuseta sofismática platônica sheakesperiana) eram grosseiros, e faziam afirmações sobre o caráter pessoal e outras coisas ainda mais estúpidas com as pessoas no fórum que só queriam mesmo se expressar - estivessem consensualmente erradas ou certas no que diziam.
Um dos exemplos mais ridículos foi um certo desenho da Disney com sangue de smiligüido criticando a retórica de um senhor na comunidade que por acaso, além de músico (o foco da comunidade CANTORES líricos do Brasil. Não ADVOGADOS líricos e retóricos do Brasil) é advogado. Ela disse "para um advogado a sua retórica é muito ruim." Lendo aquilo eu me senti vendo personagens de dungeons & dragons enquanto um jogador criticava o personagem do outro: Pra ter a classe de prestígio "advogado" você tem que ter Diplomacia +12. Onde está a sua diplomacia? Ou seja, um bafafá determinista, ela querendo dizer ao cara que ele tinha que jogar todas as fichas dele enquanto escrevia ali.
E se o cara só queria se expressar, na boa, sem queimar muitos neurônios? Ser objetivo, sincero, claro e SIMPLES? Eu me lembro bem que ele escrevia de forma simples, que até uma tartaruga cega poderia entender. Já a nossa Pocahontas, não contente com as cores do vento, foi malhar todo mundo com seu arco aborígene +1, +5 contra a paciência alheia enquanto usava termos e expressões da época da minha bisavó (e a própria já achava falar daquele jeito um desacato ao tempo e à sanidade.)
O que será que está acontecendo nas igrejas evangélicas de Pernambuco? O que colocam na cabeça desse povo? Que conhecimento é sinônimo de soberba? Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso sabe que pentecostalismo e conhecimento são duas coisas que não combinam. O conhecimento pode ser herético, perturbador, inclusive infernal. E uma pessoa que o busca deve ter a vista clara, e permanecer na trilha do meio, o caminho cinza do dicernimento que bane a superstição. E a base do protestantismo/pentecostalismo brasileiro é o terror sobrenatural d'O Inimigo de Deus. . Uma entidade onisciente que é responsável por todo mal da terra. "Ora senhor Constantine. Pessoas! As pessoas são más, não o demônio!"
Então vestindo-se do dom profético e sagrado, essas pessoas humilharam, incomodaram, falaram o que deviam e não podiam... E foram expulsas da comunidade! Algumas nem falaram tanto... Mas a moderadora (mulher de carne e osso, com obrigações pós-PC) teve que tomar uma decisão. E foi saraivada de insultos em sua página de recados PESSOAL. Esse é o meu luto: A falta de noção de limites de algumas pessoas "boas." Que ainda tem a coragem de entrar em um templo, erguer as mãos pro céu, e se sentir abençoadas por Deus propagando a verdade também na música.
Hoje eu posso dizer: Odeio os protestantes mais do que nunca. Principalmente aqueles que passam do ensino básico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário