terça-feira, maio 01, 2007

Wicca - Picca - Ficca - Cuícca

Broomsticks and Belladona
Pois é - nunca mais ouvi falar de wicca. Sério! Antes era um equê do ococó na mídia sobre as bruxas, e a magia natural, e as vassouras e a Deusa, e isso, e aquilo...

A última referência que vi à referida foi um desenho animado muito fofo, Witch. Onde você tem cinco menininhas horrorosas que abrem portais entre os mundos e controlam os elementos da natureza com uns cristais de Guardiãs (do quê?)

O legal eram as roupinhas clubber e as asinhas de borboleta (?) que elas usavam enquanto estavam transformadas em Guardiãs (do quê?)

Daí que me deram saudades daquilo tudo, eu tive um grande período da minha adolescência envolvido com a wicca e vertentes menos ecléticas, como a stregherie e o druidismo. Porém, sendo bem franco, na realidade eu nunca fui wiccan, nunca fui stregone ou muito menos druída.

Partindo do princípio que, antes de ser uma forma de culto, a wicca e afins são instituições sociais, com suas hierarquias, regras e estruturas eclesiásticas (textos sagrados, blá blá blá).

Eu tive aproximação com pessoas, posso dizer, importantes no meio, tanto dentro do Brasil como no exterior. E também passei por experiências que não trocaria por nada. Realmente cresci muito me desvencilhando do cristianismo e da idéia do pecado.

O primeiro problema é que, de fato, eu nunca fui iniciado em porra nenhuma. Nunca fiz parte de nenhuma tradição, nunca me devotei aos ideais de religião nenhuma - eu sempre fui muito fiel ao que eu acredito. E por muito tempo, talvez pela influência do meio, eu acreditei que era wicca. Mas não era, nunca foi.

De todos os princípios da wicca (todos muito harmoniosos e concordantes), existe um que eu não acho nem um pouco conciliador ou revolucionário, e este é o pensamento matriarcal.

Existem textos e percepções lindíssimas sobre este assunto, dizendo que a Deusa retornou para trazer a verdade, que a Deusa desperta para trazer a luz à suas filhas, e isto e aquilo outro... Então vejo a tentativa da repetição de um fenômeno histórico às avessas.

Sabemos que a humanidade durante milênios viveu grandes períodos em estruturas matriarcais. Mas sua grande maioria em idades anteriores a do metal.

De certa forma o matriarcado é sinônimo de primitivismo, de naturalismo. Então sociedades marciais e metálicas surgiram, arrasando com o matriarcado, literalmente. (O último grande exemplo disso são Romanos x Celtas. Quem não lembra das aulas de história?)

Matriarcado? De novo não!
Então lá vem você, bruxa furiosa, me dizer que o patriarcado é uma praga e que o mundo está doente. Ao dizer isto, recomendo que você morra de escorbuto e solte seu computador.

Depois disso rasgue suas roupas industrializadas, não coma nada que tenha passado pelo microondas e saia correndo nua rumo a natureza para viver com a Grande Mãe.

Ok, eu concordo que em muitos aspectos o mundo esteja deficiente. Mas um dos grandes pontos que wiccanos discutem é que o mundo precisa de mais magia, mais sensibilidade, e conseqüentemente --- insistentemente --- da Deusa (e do matriarcado).

Eu me pergunto - Gente, será que a gente não consegue aprender nada? É possível que não tenhamos entendido que pensamentos extremistas não funcionam? Privilegia-se muito um lado, para diminuir-se outro, e a estrutura eclesiástica e espiritual da wicca é extremamente orientada à mulher.

Às suas necessidades, às suas vivências e ao seu mundo. Não simplesmente mundo feminino, (reflexivo, negativo como se sugere na psicologia ou exoterismo) mas mundo DA MULHER.

Sabemos claramente que a mulher vem, a trancos e barrancos com um mundo extremamente frio, tentando se impor como igual.

E acredito que em vários aspectos a balança vem virando em desproporção, afinal os novos padrões estéticos, as novas formas de design, a nova linguagem mundial é feminina. A beleza, a arte, tudo hoje em dia é feito de carros cheios de blush

E não vai ser uma nova/velha religião que vai fazer com que o mundo se conserte, ou que a mulher se redescubra.

Usar toda uma estrutura espiritual como álibi para promover a mulher, de forma perversa, é bem mais diabólico do que esfregar o pecado na cara das pessoas, como fazem os retardados cristãos. É jogar para as pessoas que existe UM pecado só, mas este é incurável: O pecado de ser homem.

Existem mil coisas na wicca que são for women only, mas não existe um décimo de coisas voltadas ao universo masculino. Não diretamente, não consensualmente.

Então a wicca, sem saber, tornou-se apenas uma forma das mulheres se sentirem fálicas, ou seja, poderosas - resgatando o poder que lhes foi 'roubado' pelos homens. Isto não é ser feminina/divina. É ser machista!

É, como todas as outras religiões insistem, dizer que a culpa nunca é nossa, que o demônio nunca está dentro, e sim fora. Que o algoz merece tornar-se alvo de expiação pública.

Enquanto no mundo puritano diz-se "Burn the witch", no mundo wiccano diz-se "castrate the man"! Que pavor enorme do poder de um falo, nossa!

Virtude!
Eu sugiro que tentemos aprender. Que tentemos nos desfazer das idéias cansadas, e partir para o desconhecido. O matriarcado é especulativo demais? O patriarcado é frio demais? Deus é mau? A Deusa é louca? Então procura-se uma coisa nova! Como eu já disse posts atrás, chega de tentar humanizar a realidade. Nós somos reflexo, e não o refletido.

Temos que aprender que compreensão e iluminação não estão em descobrir as verdades aqui embaixo. E sim tentar desconstruir a nossa visão bipolar das coisas. É isto que nos mantém presos aos ciclos, presos às eras e às rotinas.

E é isto que nos impede de entender a real mensagem da natureza: Que as coisas possuem seus ciclos de crescimento, ascensão e declínio; porém, a principal virtude é a de operar os impossíveis. De romper a repetição, de ir além dos limites da tradição ou da vontade pessoal. É ousar destruir-se pare reencontrar-se em algo maior.

Então percebemos que não adianta tentar voltar para a idade da pedra, ou para a época em que Jesus viveu, mas sim projetar-se no futuro, no infinito.

Aprendendo com o passado temos noção de quem somos até hoje, e projetando-se para fora, para , temos a possibilidade de nos tornarmos mais que nós mesmo, mais que meros animais que brigam pela liderança estática e temporal de uma instituição especulativa - seja a mesma financeira, artística, espiritual...

Temos que nos 'desconstruir' dos arquétipos, do homem, da mulher, do bem, do mal, do finito, do infinito - e partir para possibilidades difíceis, improváveis e nunca antes testadas.

Só assim se chegará onde se pode chegar em uma vida humana: No passo seguinte.
--- ---
¹: Para que não lhes falte respeito, ou para que não haja especulação, eu sou filho de mãe solteira, do tipo que sofreu feito cão e comeu o pão que o diabo amassou pra sustentar dois filhos sozinha. E você não fazem idéia da admiração que eu tenho por estas mulheres de coração de ouro e sangue de barata que dão a vida pela vida alheia - seja dos filhos, netos, sobrinhos ou quem quer que elas escolham ajudar. E parece muitíssimo que este é um dom exclusivamente feminino.

2 comentários:

betoquintas disse...

"Existem textos e percepções lindíssimas sobre este assunto, dizendo que a Deusa retornou para trazer a verdade, que a Deusa desperta para trazer a luz à suas filhas, e isto e aquilo outro... Então vejo a tentativa da repetição de um fenômeno histórico às avessas."

vc foi exposto ao evangelismo diânico em voga no Brasil. a Wica não se trata apenas de um mero retorno à uma religião matrifocal nem um enfoque no sagrado feminino.

Anônimo disse...

absurdos e mais absurdos
nós wiccanianos não queremos fim de pratriarcado para ninguem
só para nós mesmos
que pessoas importantes são essas
elas lhe falaram sobre anti proselitismo

e que história absurda é essa a deusa não vai voltar de lugar nenhum ela esta e sempre esteve aqui basta vc olhar ao s redor

não preciso para de comer nada nem preciso morar em floresta nenhuma a deusa alem de fora ,esta dentro de mim e se vc é incapaz de sentir isso realmente o caminho da deusa não é para vc

quanto a vc ter se desvencilhado do patriarcado acho melhor verificar isso direito o que eu vejo é mais um cristão hipocrita que fala o que não sabe

abençoado seja que ela a deusa tenha compaixão de vc

Edan Seker um sacerdote da deusa