quinta-feira, março 29, 2007

"Curta" reflexão sobre 'perdão' I

Fiquei viajando esses dias quando li em algum lugar a seguinte frase: "Quando encontrares um homem bom, imita-o; e quando encontrares um homem mau, analise-se." Não era exatamente o texto, e não me recordo do autor. Mas esta pequena máxima foi disparada no meu "banco de dados de coisas legais".

Eu sempre tive um problema sério com pessoas que me descrevem na segunda frase da citação (o homem mau) e não se dão o trabalho de olharem pro próprio umbigo. Já recebi as mais interessantes e criativas críticas que se possa imaginar. Por muito tempo, de fato, acreditei piamente que era uma pessoa má. E já cheguei até a praticar o personagem.

Felizmente eu caí na real e percebi que não precisava perder tanto tempo me inspirando na Roitinha¹ e levando esta boa vida de malvado (como diz meu irmão, fazendo careta e projetando o discreto queixo, que só ele tem, pra frente "como é bom ser mau"). Logo meu clima mudou, e percebi que a vítima havia se convertido em algoz! Afinal eu não era o malvado da história! Mas o assunto não é este.

Não que eu faça macumba, não que eu deseje a morte - mas afastem de mim tapetes em pisos escorregadios, tachinhas, discretos objetos cortantes e envenenantes... É - eu sou vingativo pra caralho.

É triste mas é verdade! Não no sentido convencional do vingativo nobre e romantizado (adoro essa palavra, mas só hoje) que se vinga de forma dramática pra mostrar algo valoroso ao inimigo humilhado na própria desgraça. Não. Nada disso - eu me vingo por rancor, pelo puro e simples desejo de ver alguém que me sacaneou ou humilhou na merda! NA MERDA!

Raramente eu movo muitos pauzinhos pra isso, normalmente é fácil deixar pessoas que se expõem muito em situação de risco social (ou físico). Meu problema costuma insistir em um perfil de pessoa:

Menina aparentemente legal, entre os seus 13 a 45 anos, de signo masculino e uma série de problemas de auto-afirmação que se identifica demais com o gênero masculino e é obcecada por amigos gays. (Portanto se você tem este perfil - cuidado quando tiver raiva de mim²).

Hehe, engraçado! Meus dois problemas sérios com cocotas correspondiam muito a isto, e normalmente orbitaram nos mesmos temas (moral/falta de, ética/falta de, respeito/falta de, sinceridade/ falta de, estilo/falta de). Vai entender o mundo feminino, (ou talvez nestes casos específicos. Raramente eu sequer levanto a sobrancelha quando as queridas fêmeas descrevem seus desconfortos neste mundo fálico em que vivemos).

O problema é que sempre aparece uma que acha que eu sou somente aquilo que se pode ver. Não, não... Eu sou Satanás. Sou bonzinho. Mas puxo seu tapete sorrindo, sem que você note que fui eu, caso pise em meus calos (a regra não é exclusiva ao perfil citado acima. Já tive minhas vitórias nefastas e sombrias contra menininhos sacanas também).

Nenhum comentário: