segunda-feira, março 12, 2007

Coisas que eu não suporto no mundo da música

Existe uma lista infinita de coisas que podem deixar uma pessoa sã puta da vida com este universo de artistas, vou citar o que eu considero o TOP, o que mais me enche o saco (e o de um monte de outras pessoas também). Obviamente tudo aqui é tendenciado às vivências de um estudante de canto lírico:

* Gente com síndrome de estrela: Nada contra um tenor que dá um Mi4 de peito, ou mesmo um contratenor que alcance Dó7 com potência ou a comum sopranowagnerianospintosfogattocoloraturasoubrettedugazzonesposademaestroestrangeiroqueregeaorquestradabarsóvia, o meu problema é com aquele pessoal que se fecha na redominha do 'eu tenho talento' e passa a viver no mundo dos 'músicos talentosos especiais'. Graças a Deus que poucas pessoas sabem o que (e se) eu faço bem musicalmente, senão, já iam querer me incluir nesse troço. Não tem coisa pior do que uma Diva. Sério.

* Gente com síndrome de Mozart: Pior que a Diva, é a reencarnação de um gênio. Acho que já conheci uns vinte Mozarts que compoem melhor que Beethoven somado com Ravel e toques de Stravinski. Aquele tipinho que acha que tem ouvido absoluto, toca piano com uma venda nos olhos desde de os 6 anos e compôe desde os 3. Meu Deus. Isso é o fim da picada. É muita falta de sexo mesmo.

* Gente com síndrome de professor de canto: Esse realmente enche o saco. Não importa quão bem você esteja, quão relaxado, quão disposto... Esse tipo realmente acaba com a sua paciência. Vem aquele tipinho de falando "a sua voz precisa girar mais" ou "seu fá está meio mi". Meu cú. Se fosse professor de canto estaria cobrando pra falar, não concorda?

* Gente com síndrome de surdo: Não falo latim, meu alemão é podre, e meu francês é da roça. Mas sempre tive o cuidado de pronunciar as coisas direitinho. Transcrição fonética (e eu tive aula de fonética no segundo grau) serve pra isso, né? Agora cantar em um coro com uns camaradas pronunciando alemão como se fala 'porta' e 'carne' no interior de São Paulo dá nos nervos.

* "É meu concorrente!": Faz macumba, trata mal... Tem gente que pira o cabeção quando parece que você tem chance de concorrer com ela seja no que for. Pomba-Gira e Preto-Velho que se cuidem, a macumba na vela preta vai rolar com esse pessoal que vende a alma pra aparecer no palco!

* Contratenor com inveja da amiga soprano: Nem preciso descrever, né? Sujeito malha a filha-alheia até a morte porque não nasceu com a gargantinha acochada do jeito que queria.

* Instrumentista frustrado: Não soube cantar... Olha no que deu - Foi tocar tuba. Alguém já ouviu "concerto para tuba e orquestra"? Não? Nem eu! Nada contra quem toca qualquer instrumento que seja... Mas não me venham dizer que cantor não é músico. Isso é muita inveja de usar roupinha e aparecer no palco!

É isso, podem malhar.

Nenhum comentário: