segunda-feira, setembro 18, 2006

Em homenagem ao amigo

Hoje foi um dia bem especial, coincidiu de eu sair de casa e respirar um pouco de ar com cheiro de cigarro e gelo sêco, e ver coisas que eu não via há tempo. Interação humana, pessoas fúteis e úteis, e toda aquela coisa de sair de casa, e sair de casa com ele, (sabe, ele, o cara.)

Excepcionalmente me lembrei de uma grande pessoa, que fez aniversário há uns dias e está fazendo uma tremenda falta. E este é o grande Dennis! Um cara muito especial que conheço desde meus 6 ou 7 anos de idade, e que se formou em História com mamãe. Hoje ele já deve ter feito o Mestrado e tomando rumo pra India como ele sempre quis.

Bem, o Dennis é uma figura. Desde que o conheço, ele tem como hábito conversar incessantemente sobre tudo. Um assunto puxa o outro, e de repente já são sete da manhã do dia seguinte, e você está falando sobre Lemúria, e as implicações dos Cavaleiros do Zodíaco no cotidiano. Nunca vi uma pessoa pra gostar TANTO de falar. E pra falar bem sobre o que quer que seja.

Agora o que realmente impressiona nessa pessoa, é a perspicácia que tem de ver o que cada pessoa tem de melhor, de nobre. Acho que essa foi a "lição" (se é que eu posso usar essa palavra, acho que não é exatamente isso) mais forte que tive dele. Qualquer pessoa, por mais miserável ou dispensável que pareça, tem algo de muito bom, algo de valioso que faz com que ela mereça ser o "melhor amigo" ou inspiração pra alguém.

Isso se incrustou na minha personalidade desde que o conheço, e desde então venho refinando a minha "temperança" e tentando enxergar as pessoas por uma perspectiva mais amena. "Ver as pessoas por cima". E é muito legal... De repente você vê o efeito que isso tem ao seu redor, e perceber o bem que isso causa em você e nas pessoas. E mesmo que ele negue, eu devo isso ao Dennis!

O cara foi meio que meu pai, irmão mais velho, herói de infância... O fodão.
Toda espiritualidade, retórica, interesse por literatura, música... Tudo isso passou pelo Dennis, tudo foi tocado pela opinião gigante, quase infinita daquele manezão vestido de calça de moleton, e sempre orando em silêncio enquanto caminha à noite em algum lugar de lá, a Beira-Mar.

Um dia eu quero reencontrar esse cara e mostrar pra ele o que aconteceu por aqui. E é claro, conversar sobre tudo que duas pessoas podem durante 24 horas. (Literalmente, claro!!!)

É isso aí Dennis, feliz aniversário! E esteja onde estiver, continue sempre isso aí - infinito! Incansável!

Nenhum comentário: