sexta-feira, novembro 03, 2006

O potó

Ah, ele mijou em mim!
Muito conhecido por quem mora no interior, ou trabalha em plataformas de petróleo, o potó é um bicho safado que tem o estranho hábito de pousar nos ombros e te surpreender com aquele fedorzinho cáustico. A primeira reação de qualquer pessoa é esmagar o potó com a mão, mas não se atreva! Existe um líquido dentro do bicho que é extremamente tóxico e fedido, causa necrose cutânea. Uma coisa que vai deixar sua pele com bolhas, irritada, e depois vermelhona. Dois meses sem tomar sol ou usar bronzeador pra não ficar com mancha.

Pra fugir do potó: Dá-lhe um peteleco. (Ou use uma mangueira d'água.)

Logo a gente dá azar.
Um aroma semelhante ao do potó é o de uma porcaria chamada pistache, que tem a inhaca acentuada na forma de sorvete. Aquele sorvete verde, bizarro, praticamente saído de um filme de ficção científica, onde a Tnt. Ripley toma o dito sorvete e diz: Nada pior na terra, nada melhor no vazio do espaço. Nem adianta tentar ser chic - abaixo ao potó; chega de sorvete de pistache!

24 comentários:

Anônimo disse...

Amigo esse besourinho não é um potó, e sim o popularmente conhecido como Maria-fedorenta.
Veja nesse link como realmente é um potó (A coloração varia sendo q alguns são completamente pretos).
http://www.professor.unirg.edu.br/roveroni/escriba/consumptibilis/06_volta02_autocritica_anexo.htm

Anônimo disse...

Há um erro grotesco na imagem, esse que está na matéria é conheicida por muitos como "maria fedorenta" e não causa mal algum, apenas um cheiro enjoado.
O potó tem a parte central do corpo na cor preta, é "comprido" (e não arredondado, como na imagem) e tem as extremidades do corpo geralmente na cor amarela...
Nesse link tem imagens do inseto que mete medo em muita gente
http://www.flickr.com/photos/artour_a/319740688/
Espero ter ajudado

Anônimo disse...

Deixei o bicho andar em mim ó:
http://www.aniboom.com/Player.aspx?v=226111
Nezara Viridula! Conhecido como fede fede, maria fedida ou percevejo da soja, deixei este bicho andar em mim e fiquei com 3 cores de manchas na pele, aquela branca e amarela que parecem micoses e manchas vermelhas, e elas apareceram 1 semana depois.
E o pior é que os médicos me entupiram de remédio e negam ser por causa do bicho.
abraço

Anônimo disse...

eu pisei em uma maria fedida e sem perceber, vi que meu pé estava laranja.. ai fui tomar banho e o laranja nao saia. esfreguei e nada.
No outro dia a mesma coisa.. enfim manchou meu pé e o unico jeito que consegui tirar, que foi 1 semana depois foi lichando meu pé. ê bichinho ruiiim viu

Idal disse...

Anônimo fdp voce pisa no coitado do bichinho e ainda diz que ele é que é ruim???

Unknown disse...

Gente, acabei de falar com uma amiga a gente concluiu que cada região tem o seu bicho pavoroso! Realmente, o bicho acima e' um percevejo, mas aqui no amazonas e' chamado de potó! Mas eu ja morei no Tocantins e vi o potó de la, que e' outro bicho mesmo! Mas sendo bicho fique esperto e naum chegue perto e uca esmage ele na sua pele!

Cinthia disse...

Aconteceu algo muito estranho comigo. Eu esmaguei uma Maria fedida dessas sem querer e quando percebi, o local aonde esmaguei ela estava manchado meio de laranja parecendo ferrugem, algo muito bizarro, e nao quer mais sair, tem uns dois dias e eu ja esfreguei de todas as maneiras possíveis, mas o negócio impregnou na minha pele, não sai de jeito nenhum. Pke será que isso aconteceu? 😷

Adriana disse...

Também aconteceu comigo ontem colhendo acerola, senti um bicho na mão e depois o mau cheiro, mas como estava escuro não vi, mas ao ir pra claridade vi uma mancha vermelha igual ferrugem que não sai por nada, credo .

Adriana disse...

Também aconteceu comigo ontem colhendo acerola, senti um bicho na mão e depois o mau cheiro, mas como estava escuro não vi, mas ao ir pra claridade vi uma mancha vermelha igual ferrugem que não sai por nada, credo .

Unknown disse...

Saiu a mancha?

Daniel Carvalho disse...

Também chamamos ele de potó no Ceará.

Unknown disse...

A mancha sai?

Unknown disse...

A mancha saiu?

Unknown disse...

Aqui no Acre é conhecido como potó também. Devemos ficar atentos quanto a variação linguística para não falar o que não devemos.
É muito dolorido.estou procurando algo que melhore

Hélio disse...

Essa desgraça espeliu um tipo de ácido no meu olho próximo ao meu olho, até agora apos 1 mês, a mancha não saiu, ficando horrível como se eu tivesse levado um soco no olho.

Hélio disse...

* no meu rosto próximo ao meu olho*

Marie disse...

Meu deus que agonia ! Eu tenho pânico, pavor, fobia mesmo de Maria fedida!! Entrou uma embaixo da minha blusa quando eu estava no trabalho, nunca entrei em tanto pânico na vida, quase desmaiei ! Aí no dia seguinte ficaram 2 manchas laranjas que não saem por nada ! Ja faz mais de 1 semana e nadaaa! Não sai por nada! E agora ???

Marie disse...

Saiu ???’ To com mancha igual na barriga e nao sai por nada

Isabella disse...

também quero saber

Unknown disse...

a mancha laranja ficou cor ferrugem depois de um bixo cinza igual a um fede fede estava em uma bolca q agarrei a alça

Unknown disse...

em min foi na palma da mão devo ter apertado sem querer saiu dua mancha

Lella disse...

Alguem pode dizer se a mancha laranja saiu? Meu filho de 1 ano, esmagou um sem querer e esta com os dedinhos manchados.... ☹️

Unknown disse...

Saiu a mancha??

Júnior disse...

Eu me acidentei com um desses. A princípio ardeu bastante e deixou uma mancha alaranjada na barriga. Dois dias depois avermelhou muito e apareceram manchas de pus esbranquiçadas como as de queimadura.