quarta-feira, março 13, 2013

O Brasil e a laicidade


O que é laico?

Definição do dicionário (http://www.dicio.com.br/laico/):

adj. Característica do que ou daquele que não faz parte do clero; que não pertence a instituição ou ordem religiosa: empresa laica; escola laica; Estado Laico.
Que não aceita ou recebe influência religiosa; que se opõe ao que é eclesiástico; secular.
Que se refere ao mundo ordinário, à vida civil.
s.m. Adepto ou pertencente do laicismo.
(Etm. do latim: laicus.a.um)

Recentemente um religioso que está presente na política afirmou que "o Brasil é um país laico-cristão". Nada mais absurdo, pois o Estado Laico é aquele que se posiciona no meio de todas as crenças para ser imparcial, e com a criação dos numerosos partidos de ética cristã no Brasil, estamos caminhando para um estado gnóstico. O Brasil não desfruta mais, em lógica absoluta, do título do Estado Laico.

E eu gostaria de lembrar também que segundo a Constituição Brasileira, a simples existência de um partido político cristão já é transgressivo:

Artigo 19, incisos I e III da Constituição Federal:

Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvenciona-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.
(...)
III – criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

Não, caros compatriotas. Não vivemos em um Estado Laico, mas sim em uma pseudo-democracia que se cristianiza a cada dia que passa.

Sejam vigilantes.

Nenhum comentário: