sábado, março 09, 2013


Caros amigos, colegas, conhecidos

É fato que continuamos tendo a sensação de que essas campanhas de internet não funcionam, mas eu lhes digo uma coisa: Funcionam. A coisa mais importante que deveria estar acontecendo está, e o fato é que estamos interessados, estamos cientes que existe um problema.

Nós rompemos com a realidade estática da televisão, jogamos-la pela janela e começamos a interagir com a informação que nos é dada. Há quem critique as fotinhas de gatinhos fofinhos e cachorrinhos, mas elas são feitas por alguém, um amador. Não é mais uma mega empresa global que a faz. Estamos fazendo a nossa própria mídia, por mais simplória que seja, às vezes.

Então eu lhes peço encarecidamente caros amigos que saibam utilizar a internet de maneira profunda. Tomem ciência das coisas, percebam que o estado de anarquia do país é culpa nossa!

Se vocês não gostaram do Fernando Henrique, depois do Lula, agora da Dilma, do Renan Calheiros, do Malafaia, do Feliciano, do Tiririca virando político - é porque a gente disse "ah, mas isso não me interessa". Interessa sim, estamos pagando o preço vezes repetidas!

Pessoas que respondem à processos judiciais são eleitos os arautos do povo no Brasil. Escândalos de corrupção vazam, e graças à essa internet chegam na casa da gente rapidinho. Agora é abrir o olho! É usar todos esses sites de ficha limpa, o que fica guardado das notícias na internet e não pensar que título de eleitor é papel higiênico. É coisa séria!

O dinheiro dos royalties foi jogado no ventilador! O governador do Estado do Ceará contrata Ivete pra show ao invés de tratar de doentes, e diz "professor trabalha por amor à profissão, e não ao dinheiro", prefeito do Rio de Janeiro vende as áreas de reserva ambiental da cidade porque lhe convém. Agora a gente sabe!

"Ah, mas não tem solução". Tem sim! É queimar o filme desses partidos, é não votar!

E a todos os amigos e conhecidos que fingem que os assuntos "homofobia", "machismo", "racismo" não tem importância, um recado: Um dia, quando o preconceito e a injustiça custar a vida de alguém que vocês gostam (como eu que perdi um amigo em Fortaleza por suicídio porque era gay) vai doer, e vai doer muito. Isso vai testar os limites da sua resistência e da sua moral. Isso vai jogar você na boca do inferno, vai te dar vontade de cometer atrocidades porque aí você terá entendido como o mundo pode ser um lugar cruel e ruim.

Então seja responsável. Mesmo que uma luta não tenha relação direta com você, ou talvez você tenha uma vida muito confortável com salário caindo na sua conta todo mês e casa ou apartamento herdado de papai e mamãe, saiba que "a vida lá fora" é muito ruim pra muita gente.

Para o povo que não tem a sorte de ser da elite, que não herdou a alegria e a paz, o mundo é ruim. A gente passa 38 horas dentro de um hospital sem saber se vamos ser operados, a gente é demitido de um coral porque fez uma crítica legítima sobre erros de pagamento, a gente é desqualificado de escola de música porque "não estamos no perfil" (o que quer dizer ser gay, nordestino e não-evangélico) - sim, estou contando minha vida para que todos vocês saibam, especialmente os que nunca falam no assunto de porquê política TEM que ser discutido! Política é o que fazemos todos os dias! Política é a nossa capacidade de respeitar o DIREITO do outro, de ter PALAVRA, de ter RESPEITO, de não escolher o fácil, mas sim o CERTO!

Isso significa não ser nepotista, não sabotar a vida de um concorrente, não omitir informações pra ter vantagens sobre uma pessoa. O mundo só muda se fizermos as escolhas difíceis, e a primeira delas é aceitar que estamos vivendo como esquizofrênicos num país que não tem lógica porque nós temos por hábito de fingir que "tá tudo azul".

Não, está tudo errado! Enquanto tiver uma pessoa passando fome ou sede, uma pessoa sem conseguir entrar numa faculdade e uma mãe de família (porque é SEMPRE uma mulher) que não consiga sustentar seus filhos, pra mim, o Brasil é pior que qualquer país do fundo da África. Aqui nós somos a sexta maior potência do mundo e tem gente passando fome num país onde se vendem apartamentos a 10 000 000 de reais em Ipanema.

Não dá. Isso não é um país, é o inferno.

Nenhum comentário: