domingo, junho 24, 2007

Elementos da técnica vocal, por Patrizia Morandini, parte II

Da respiração
A base da técnica vocal está na respiração, que deve ser costo-diafragmática, isto é, como aquela de um bebê recém-nascido que, quando nasce, é imune ao estresse e aos maus hábitos, e respira da maneira mais correta para a vida, e que depois deve-se reapropriar dessa natureza... então: dilatar a parte baixa do abdome e as costelas inferiores na direção das costas, uma expansão da cintura para emitir o sopro, deve-se somente voltar à posição original e então “apoiando-se” sobre a parte de baixo, este movimento faz, sim, com que o diafragma aja como músculo de sustentação da pressão aérea que se cria dentro dos pulmões.

Da emissão
Este ar ganha vida na traquéia e põe em vibração as pregas vocais que estão unidas (aduzidas) como a palheta de um instrumento de sopro, por exemplo, um oboé.
A esta altura entra em atividade a segunda parte do mecanismo de emissão da voz, isto é, a ressonância: as pregas vocais emitem um som que naturalmente têm um volume muito baixo. Para aumentar esse volume, deve-se encontrar um ponto de amplificação que está entre a columela (base do nariz) e a úvula.

Para encontrar esse ponto, nos utilizamos da musculatura orofacial, da língua e da pronúncia dos sons. Encontrado o ponto focal da emissão, a voz adquire timbre, espessura, pureza e facilidade. O ouvinte assim não percebe toda a infinidade de movimentos internos que o cantor deve fazer, pois tudo parece fácil e seguro, porque o som se amplifica naquela a que chamamos “máscara” e que é diferente de pessoa para pessoa (a máscara é constituída das cavidades ósseas que se encontram na nossa face, e, pela lei da física, um som se amplifica quando encontra um corpo duro), e isso faz com que cada um de nós tenha um timbre de voz pessoal e característico.

Conclusão
Uma vez adquirido um certo padrão de técnica e de estudo da música propriamente dita, deve-se encarar o estudo das interpretações, que variam de compositores, de estilos, de épocas, e, enfim, de personagens. Um estudo de longos anos, feito de um amor infinito, tenacidade, constância, paciência, cultura, determinação, liberdade de pensamento e, para mim, também a pureza interior.

É inútil dizer que, para encarar esse estudo, servem os professores que o(a) acompanham e seguem, porque o cantor (ao menos no início) não é absolutamente maduro para diferenciar um som corretamente executado de um errado. Tem que ser um professor que o(a) ensine a construir o seu instrumento e a sua pessoa, que tenha sensibilidade para compreender qual é a cor da sua voz e, sobretudo, tenha a polidez de deixar que o aluno siga sozinho no momento certo.

Aproveito esta ocasião para agradecer a pessoa à qual devo inteiramente a minha carreira, Margherita, obrigada. Não fique com muita raiva se aquele anjinho não ligava para a sua maneira rígida, mas afetuosa de colocá-lo na linha. Você estará sempre no meu coração.


Créditos:
Autoria do texto por Patrizia Morandini.
Tradução do original em italiano por Glaucia Piazzi.

Um comentário:

Ayr disse...

Incrível. Tive que ler seu parágrafo sobre respiração para entender melhor o que sempre escuto do orientador. Ás vezes, fico vagando demais, pensando de mais, complico. Pensar na parte inferior e dilatar a cintura (pressão para voz sair), como explicado, já ajudou. Minha voz saiu, eu senti ela.

Mal posso esperar para vê-la no Festival Sesc, em Pelotas, ano que vem. Será sucesso absoluto.

Muito grata.