sábado, junho 23, 2007

Elementos da técnica vocal, por Patrizia Morandini, parte I

Introdução
Muitos de vocês sabem que sou cantora lírica, e hoje pensei em escrever um pouco sobre a voz humana.
Muitos me perguntam como nasce a voz lírica, quantas horas de estudo por dia são suficientes para ditarem o repertório... e se eu sou um tenor.

Agora decidi deixar claras as coisas para os leigos (para os experts, se quiserem, posso passar outras...).

A voz humana é, ao meu ver, o instrumento mais completo e fascinante que existe, somo nós com todo o nosso ser, nossos medos e nossos tabus. Em suma, somos nós na nossa essência de seres humanos. A Bíblia diz que o verbo foi a vibração como origem da vida, o que acham? Esta é a primeira grande diferença que há entre um instrumentista e um cantor: o canto é algo muito mais profundo e igualmente difícil.

O instrumento está do lado de fora, você pode vê-lo, tocá-lo, ter o controle visual das mãos, pode escondê-lo também, mas cantando, não. Você está nu diante da platéia, as suas pregas vocais... você não as vê, não as sente (você somente as sente com o seu ouvido interno).

Os sentidos do cantor estão completamente projetados dentro de si, e isto comporta um muito profundo conhecimento do próprio corpo, uma aceitação muito profunda e relaxada e um amor ao próprio instrumento que você leva por toda a vida no bem e no mal, com suas alegrias e suas dores.

Das diferentes vozes
As vozes se diferenciam em: vozes masculinas e femininas. As masculinas em: tenor (a voz mais aguda masculina), barítono (voz média), baixo; as femininas em: soprano (voz aguda feminina), mezzo-soprano, contralto. Tanto os tenores como as sopranos se dividem por sua vez em soprano (tenor) ligeiro; soprano (tenor) lírico; soprano (tenor) dramático, isto pela diversidade do repertório, isto é, os papéis (ou personagens) da ópera que são interpretados.

Tosca, por exemplo, é um soprano dramático, Mimì um soprano lírico (mais doce), Lucia di Lammermoor, soprano ligeiro, etc. e assim explicado, o que quer dizer repertório e diferenciação vocal? (Um pouco como no boxe - peso pluma, ligeiro, etc.; só que o que pesa aqui é o timbre, sendo o mesmo mais ou menos escuro).

Depois lhes dou uma explicação rápida sobre a técnica propriamente dita.

Nenhum comentário: