domingo, outubro 08, 2006

Voltando às origens!

"I want to ask a few questions..."
"I don't know who I am, really"
"You must *know* the way of the Zerthimon"
"Can you do something more than just talk, Morte?"

Que saudades desse jogo cara! Planescape: Torment uma coisa super interessante que desbravei com meu inglês arranhado na época de 2000, mais ou menos. De repente eu me deparo com este jogo de novo e percebo que, de fato, eu nem joguei isso. Eu não entendi a história. Não só por causa do inglês, mas coisas remetentes a conceitos que eu só tenho hoje em dia, como "adulto" (um'2' no dígito esquerdo da minha idade.)

O lance desse jogo é um tanto bizarro... Você joga com um cara hiper feioso e sarado que acorda no Mortuário da cidade-planar de Sigil (o 'Grande-Anel' em apologia à New York.) Uma cidade que, diz-se, situa-se no centro dos planos exteriores, e é um centro de convivência de extremos e onde tudo pode acontecer. Sigil também é a cidade das Portas... Existem portas e portais pra praticamente qualquer lugar. É só saber onde achá-las, quando...

Daí o sujeito acorda no Mortuário, prontinho pra ser cremado, e encontra logo de cara uma caveira flutuante sabichona que fala a ele sobre umas tatuagens em suas costas que o pedem pra procurar um sujeito. O problema é que o fulano não lemba de nada. Nome, idade, preferência sexual. Nada. Uma página em branco.

O jogo consiste basicamente em descobrir como se foi parar nesse Mortuário, quem colocou o fulano lá e quem ele foi no passado. Além disso você tem que construir uma nova pessoa, tomando decisões, interagindo com o cenário e os personagens deste (e que personagens. Putaquepariu...) O jogo é extremamente complexo e surpreendente. Cada vez que se se joga, toma-se um rumo novo, e as coisas se desenvolvem pra conclusões bizarras e inexperadas.

Eu consegui fazer o meu esquecido inominável leal e bom. E pretendo manter até o final do jogo só pra ver. Se você cansou dos repetitivos RPGs de pc só no porradão e quer uma coisa mais expressionista (!), lírica, praticamente uma revistinha da Vertigo, conheça esta pérola da Black Isle. Mas antes disso hear the chant, berk:

What can change the nature of a man?

Nenhum comentário: