quarta-feira, julho 26, 2006

O guia (resumido) do ouvinte de música medieval

Hã?

E eles faziam alguma coisa além de jogar pessoas em fogueiras naquela época?
Parece que sim!
De fato existe um complexo e característico universo musical na idade média. Porém, não espere aqueles new-ages desgraçados que se compra em loja de incenso, ou incessantes cânticos gregorianos interpretados pelos monges mancos da Patagônia.
Por enquanto o que eu tenho a falar sobre a música medieval, e música antiga em geral, é um tópico bem resumido e introdutório, já que eu ainda não fiz o meu bendito mestrado nisso como queria (p'ra falar sério, nem na graduação eu cheguei!)

A princípio o universo da música erudita, ou antiga, sugere que música antiga trata "mais" do período barrôco e do neoclassicismo. E fala-se muito pouco do que houve antes. Tudo bem que, falando-se de arte em geral, o período barrôco foi uma certa febre, já que muito dessa época sobevive escrito, desenhado ou esculpido. E ainda hoje, certos lampejos daquele período de luz e trevas, amor e ódio ainda são refletidos nas nossas inspirações e complicações morais. (E bota complicado nisso... Já que é um hábito barrôco, o de rebuscar e enfeitar.)

E antes? O que diabos tinha antes do barrôco?

Sim, havia música na Europa. Um direcionamento religioso muito forte cercava a música medieval, e infelizmente pouco daquele período sobreviveu p'ra ser executado hoje em dia. Mas ainda há aqueles que tentam. O grupo de musicistas Hespérion XX, (de cujo a soprano Montserrát Filgueiras e o maestro Jordi Savall fazem parte), possui várias interpretações de música realmente antiga, como as cantigas de Santa Maria, (conhecidas dos estudiosos de língua portuguesa no nível superior), e outros versos e prosas da época que Camões era ficção científica. Outro grupo, (infelizmente), não tão conhecido como o Hespérion XX, mas com um trabalho igualmente valioso na pesquisa e execução de música antiga e folclórica, é o grupo cearence Syntagma, de cujo já saíram artistas que integram o quadro internacional de musicistas antigos. Syntagma é um grupo único, pois além da música européia daqueeeles tempos, esse pessoal também executa canções e melodias populares do nordeste em uma leitura mais erudita, porém sofisticada.

Temos também o indivíduo Emma Kirkby, que fez parte de um projeto chamado One feather over the Breast of God, onde ela, e outros cantores interpretaram canções e hinos da mística medieval Hildegarde von Bingen, quem eu considero uma pérola da música e da literatura místico-religiosa de todos os tempos. Vale a pena conferir.

A princípio é isto. Depois, quando eu souber de mais alguma coisa eu posto aqui.
Ouça música antiga. Faz bem à saúde e não incomoda os vizinhos.

Um comentário:

Unknown disse...

olá..eu tb lembro da Elvira,João passou legal.E o vestibular?Estou aguardando...a emoção..a foto da doce,,banhada.