sexta-feira, setembro 28, 2012

Tem coisas que só a MPB ensina


Estive ouvindo umas cançõezinhas lindas de uma coletânea de MPB que eu encontrei, e tinha uma que dizia "amigo, apesar de modesta, minha casa é sua" - como sempre me pus a refletir sobre, e cheguei a constatações particulares.

No universo imaginário do Brasil, nos deparamos constantemente com a imagem dos bons amigos gentis e prestativos que se ajudam mutuamente, e nem a morte os separa. Porém, percebi que nos dias de hoje começamos a observar uma coisa nova, um tipo novo de egoísmo chamado de "individualismo".

A pessoa individualista, por exemplo, é aquela pessoa que prefere "não se envolver", porque simplesmente é individualista. Ou aquela pessoa que omite determinadas informações e não quer se dar ao trabalho porque "cada um tem que saber do seu".

A cada lugar que eu vou as pessoas dizem que o mundo está ficando mais difícil, mas não é o mundo, e sim as pessoas que estão ficando cada vez mais relapsas e distantes entre si, e tudo se justifica com o individualismo. Mesmo os pequenos rituais de bom dia, boa tarde, boa noite - tudo pode ser evitado com o pretexto inexorável desse individualismo que cria muros de gelo entre a única espécie animal que aprendeu a ignorar a si mesma.

Pense um pouco na sua própria vida, por exemplo, por que ela não é tão agradável? Porque você mesmo prefere não se cansar com determinadas "coisas desnecessárias".

O meu conselho? Ouça seus avós. Eles ainda sabiam ser agradáveis com os estranhos.

Que estão ficando cada vez mais estranhos...

Nenhum comentário: