quinta-feira, março 14, 2013

O "novo" papa



O Vaticano anuncia com todas as pompas e tradições milenares a escolha do povo papa. O mesmo seria o argentino Jorge Mario Bergoglio. Ele veio da arquidiocese de Buenos Aires, e até onde se sabe é um homem de grande "finura intelectual e simplicidade", além disso ele é o primeiro papa jesuíta e também o primeiro latino-americano da história da Igreja Católica. O papa Francisco, nome adotado por Jorge Mario Bergoglio na função papal, não é um papa moderno, não está conectado às redes sociais e é conhecido por posições conservadoras.

Na minha opinião, o que nós temos é um "pseudo-papa". É com um pouco de decepção que eu soube dessa notícia, e vou lhes explicar porquê:

O meu maior interesse no Papa é sem dúvida o declínio do catolicismo no Brasil. Com o "afrouxamento" da Igreja Católica sobre as questões da atualidade (o ecumenismo, a sensação de crise econômica permanente, o aborto, a igualdade dos sexos e os homossexuais) nós vimos uma recuada importante da Igreja, o que fez com que os neo-pentecostais substituissem quase que permanentemente a Igreja Católica em grandes e importantes partes do país, como o Rio de Janeiro, e vendo que a Igreja Católica parece ser a única comprometida com a ética, a laicidade do Estado e com o respeito às outras religiões (especialmente quando se fala do movimento ecumênico), considero uma imensa perda, mas apesar disso tudo, o Brasil ainda é o maior país católico do mundo, e portanto referência para outros países do mundo no que diz respeito à importância e à evolução das comunidades católicas no país.

Apesar disso a Igreja Católica de Roma infelizmente tem um mal-estar visível quando se fala da Igreja do Brasil - sincrética, jovem, moderna, e sobre tudo feminina. O novo papa está definitivamente na corrente européia, pois se afastou da teologia da libertação, corrente que acredito ser a única realmente capaz de falar a linguagem do brasileiro católico. Dizer que o novo papa é latino-americano é no mínimo ingênuo, "Bergoglio" é a prova de que nosso papa está muito mais de acordo com o velho que com novo continente. Finalmente concluo que o Vaticano fez uma má escolha sobre como lidar com o catolicismo "ex" Europa, sabendo que a linguagem na África também se aproxima das necessidades latino-americanas.

Bom, é isso. É um novo Papa, mas é tudo velho. Era pra ser alguém que poderia reabrir a Igreja Católica definitivamente aos fiéis desgarrados, mas o lobby europeu falou mais forte. Uma pena. Quem sabe o próximo papa vai ser realmente alguém que fale a linguagem do século XXI, e não mais outro que tente desesperadamente restaurar um mundo que não existe mais fora do Vaticano.

quarta-feira, março 13, 2013

O Brasil e a laicidade


O que é laico?

Definição do dicionário (http://www.dicio.com.br/laico/):

adj. Característica do que ou daquele que não faz parte do clero; que não pertence a instituição ou ordem religiosa: empresa laica; escola laica; Estado Laico.
Que não aceita ou recebe influência religiosa; que se opõe ao que é eclesiástico; secular.
Que se refere ao mundo ordinário, à vida civil.
s.m. Adepto ou pertencente do laicismo.
(Etm. do latim: laicus.a.um)

Recentemente um religioso que está presente na política afirmou que "o Brasil é um país laico-cristão". Nada mais absurdo, pois o Estado Laico é aquele que se posiciona no meio de todas as crenças para ser imparcial, e com a criação dos numerosos partidos de ética cristã no Brasil, estamos caminhando para um estado gnóstico. O Brasil não desfruta mais, em lógica absoluta, do título do Estado Laico.

E eu gostaria de lembrar também que segundo a Constituição Brasileira, a simples existência de um partido político cristão já é transgressivo:

Artigo 19, incisos I e III da Constituição Federal:

Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvenciona-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.
(...)
III – criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

Não, caros compatriotas. Não vivemos em um Estado Laico, mas sim em uma pseudo-democracia que se cristianiza a cada dia que passa.

Sejam vigilantes.

sábado, março 09, 2013


Caros amigos, colegas, conhecidos

É fato que continuamos tendo a sensação de que essas campanhas de internet não funcionam, mas eu lhes digo uma coisa: Funcionam. A coisa mais importante que deveria estar acontecendo está, e o fato é que estamos interessados, estamos cientes que existe um problema.

Nós rompemos com a realidade estática da televisão, jogamos-la pela janela e começamos a interagir com a informação que nos é dada. Há quem critique as fotinhas de gatinhos fofinhos e cachorrinhos, mas elas são feitas por alguém, um amador. Não é mais uma mega empresa global que a faz. Estamos fazendo a nossa própria mídia, por mais simplória que seja, às vezes.

Então eu lhes peço encarecidamente caros amigos que saibam utilizar a internet de maneira profunda. Tomem ciência das coisas, percebam que o estado de anarquia do país é culpa nossa!

Se vocês não gostaram do Fernando Henrique, depois do Lula, agora da Dilma, do Renan Calheiros, do Malafaia, do Feliciano, do Tiririca virando político - é porque a gente disse "ah, mas isso não me interessa". Interessa sim, estamos pagando o preço vezes repetidas!

Pessoas que respondem à processos judiciais são eleitos os arautos do povo no Brasil. Escândalos de corrupção vazam, e graças à essa internet chegam na casa da gente rapidinho. Agora é abrir o olho! É usar todos esses sites de ficha limpa, o que fica guardado das notícias na internet e não pensar que título de eleitor é papel higiênico. É coisa séria!

O dinheiro dos royalties foi jogado no ventilador! O governador do Estado do Ceará contrata Ivete pra show ao invés de tratar de doentes, e diz "professor trabalha por amor à profissão, e não ao dinheiro", prefeito do Rio de Janeiro vende as áreas de reserva ambiental da cidade porque lhe convém. Agora a gente sabe!

"Ah, mas não tem solução". Tem sim! É queimar o filme desses partidos, é não votar!

E a todos os amigos e conhecidos que fingem que os assuntos "homofobia", "machismo", "racismo" não tem importância, um recado: Um dia, quando o preconceito e a injustiça custar a vida de alguém que vocês gostam (como eu que perdi um amigo em Fortaleza por suicídio porque era gay) vai doer, e vai doer muito. Isso vai testar os limites da sua resistência e da sua moral. Isso vai jogar você na boca do inferno, vai te dar vontade de cometer atrocidades porque aí você terá entendido como o mundo pode ser um lugar cruel e ruim.

Então seja responsável. Mesmo que uma luta não tenha relação direta com você, ou talvez você tenha uma vida muito confortável com salário caindo na sua conta todo mês e casa ou apartamento herdado de papai e mamãe, saiba que "a vida lá fora" é muito ruim pra muita gente.

Para o povo que não tem a sorte de ser da elite, que não herdou a alegria e a paz, o mundo é ruim. A gente passa 38 horas dentro de um hospital sem saber se vamos ser operados, a gente é demitido de um coral porque fez uma crítica legítima sobre erros de pagamento, a gente é desqualificado de escola de música porque "não estamos no perfil" (o que quer dizer ser gay, nordestino e não-evangélico) - sim, estou contando minha vida para que todos vocês saibam, especialmente os que nunca falam no assunto de porquê política TEM que ser discutido! Política é o que fazemos todos os dias! Política é a nossa capacidade de respeitar o DIREITO do outro, de ter PALAVRA, de ter RESPEITO, de não escolher o fácil, mas sim o CERTO!

Isso significa não ser nepotista, não sabotar a vida de um concorrente, não omitir informações pra ter vantagens sobre uma pessoa. O mundo só muda se fizermos as escolhas difíceis, e a primeira delas é aceitar que estamos vivendo como esquizofrênicos num país que não tem lógica porque nós temos por hábito de fingir que "tá tudo azul".

Não, está tudo errado! Enquanto tiver uma pessoa passando fome ou sede, uma pessoa sem conseguir entrar numa faculdade e uma mãe de família (porque é SEMPRE uma mulher) que não consiga sustentar seus filhos, pra mim, o Brasil é pior que qualquer país do fundo da África. Aqui nós somos a sexta maior potência do mundo e tem gente passando fome num país onde se vendem apartamentos a 10 000 000 de reais em Ipanema.

Não dá. Isso não é um país, é o inferno.

quinta-feira, março 07, 2013


É incrível como a gente sofre pra ser feliz.

O que eu aprendi? Que podemos com praticamente tudo, o importante é não perder o motivo, a razão, a direção... Não perder o que muitos chamam de fé.

Fiz muita escolha louca na minha vida, a grande maioria impensada. Algumas me custaram "empregos", outras me custaram "amigos", outras me custaram "dinheiro", outras quase me custaram a vida, mas porra, que vida louca que eu tenho. Me dei conta que tive coragem de fazer tudo o que uma pessoa convencional não faria.
Dói, dá medo, não andei em uma trilha batida, mas se for escrever uma história da minha vida, se eu tiver coragem de escrever os detalhes mais sujos dá um best-seller na boa.

Então, quer saber? Vá. Se quer ir embora, vá embora. Se quer mandar se fuder, mande se fuder. Nada nesse mundo é eterno, pra começar a nossa concepção das pessoas pode mudar. Não precisamos de NADA. Nada nem ninguém é insubstituível. O mundo REALMENTE tem 7 bilhões de pessoas. NÃO você não está sozinho(a). SIM alguém vai gostar de você. SIM você vai achar outro emprego, só aprenda a não se apegar. O apego é medo, e o medo é a única coisa que realmente pode te levar pro inferno.

Tenha fé no futuro, tenha fé em você. E por mais que doa... A vida continua. E mesmo que não continue, alguma coisa melhor que ela, e muito mais interessante vai aparecer: O desconhecido.